Renovação de Ar

5 vantagens da Renovação de Ar em Ambientes Climatizados

Lugares fechados em que circulam muitas pessoas, possuem um ar parado, que dificulta a respiração, aumenta a temperatura do corpo e pode estar carregado de mau cheiro.

Para este tipo de ambiente é indicado o uso de um climatizador.

A falta do climatizador pode atrapalhar o trabalho dos funcionários, pois com o mesmo ar sendo utilizado várias vezes aumenta a quantidade de gás carbônico e diminui o oxigênio, levando à sonolência e dores de cabeça dos ocupantes, e por fim, favorecendo a proliferação de vírus e bactérias.

Renovação de Ar

Doenças

Um ambiente com pouca circulação de ar fica mais propenso a causar doenças. Um local em que muitas pessoas trabalham juntas, com ao menos um funcionário doente, aumenta a probabilidade de contaminação. Por isso é importante que o local tenha a circulação de um ar limpo e saudável.

Além disso, lugares fechados com má circulação costumam deixar as pessoas com a pressão baixa, irritadas, e podem piorar a saúde de pessoas alérgicas, que possuem rinite, por exemplo.

Indústria

O uso de máquinas que aquecem o ambiente em que muitas pessoas trabalham no mesmo espaço precisa de uma ventilação adequada. É comum que esses locais causem proliferação de doenças, alergias e mal-estar quando não há a circulação de ar adequada. Também, aumentam as chances de danos nas máquinas e ferramentas.

Para melhorar o ambiente, é importante a instalação de um sistema de climatização evaporativo, que resfriam ambientes de qualquer tamanho, levando a um conforto na temperatura e economia de energia.

5 vantagens da renovação de ar em ambientes climatizados

1 – Evita a propagação de doenças, sensação de mal-estar e desmaios

O inverno é conhecido por fragilizar a saúde, devido ao fato de, normalmente, as pessoas fecharem as janelas para o ar frio, aumentando a quantidade de vírus e bactérias.

Esses locais fechados, sem a circulação de ar, acabam aquecendo o ambiente, que por consequência aumenta a temperatura corporal das pessoas que lá estão. O aquecimento e a falta de oxigenação no cérebro podem causar tonturas, mal-estar e desmaios.

2 – Ajuda a evitar acidentes

Um ambiente com boa ventilação de ar em residências e ambientes de trabalho com o manuseio de materiais tóxicos, diminuem as chances de intoxicações e explosões, em caso de vazamento de gás.

É importante que haja duas aberturas com diâmetros determinados nas paredes que fazem o contato com o ambiente externo. Esse método é o utilizado em cozinhas de restaurantes.

3 – Melhora a produtividade

Os locais de trabalho onde ocorrem grandes atividades, trazem maior probabilidade de doenças e acidentes. A grande atividade corporal leva o sangue a concentrar-se nas camadas mais externas da pele, causando o calor e aumento de suor. Isso diminui a capacidade de concentração e aumenta e irritabilidade, afetando a produtividade.

As máquinas e os computadores do local, ajudando a esquentar o ambiente, prejudicando a respiração dos funcionários e causando perdas e defeitos nos equipamentos pela má qualidade do ar e altas temperaturas.

Com o ar renovado, diminuem as chances de prejuízos e perdas na produção e garante a qualidade da respiração dos ocupantes e exposição a uma temperatura correta.

4 – Beneficia a saúde

Ficar horas confinado no interior dos locais de trabalho fechados pode fazer mal a saúde e reduzir a produtividade na empresa, causando prejuízos. É neste momento, com a ventilação de ar natural ou forçada, que há um bom controle dos níveis de poluição.

Os principais problemas de saúde causados pela má circulação, são: problemas respiratórios, alergias e irritabilidade da pele e doenças transmissíveis pelo ar, como gripe e resfriados. Já uma boa ventilação de ar leva aos seguintes benefícios: retirada de pó e gases presentes no ambiente, ajuda a economizar com gastos de ventilação forçada e iluminação, oferece maior conforto e bem-estar e diminui a quantidade de CO2 no local.

5 – Melhor funcionamento do equipamento

A boa ventilação de ar ajuda a temperatura a ficar mais amena, mantendo um bom funcionamento dos equipamentos. Com a ventilação controlada é menor a chance de superaquecimento e problemas relacionados com acúmulo de mofo e poeira.

Os equipamentos de ventilação permitem fechar as janelas no inverno, durante a chuva ou em dia de vento forte.

Outras Publicações