Como é feita a climatização de eventos, feiras e congressos?

Você costuma frequentar feiras, eventos ou congressos? Já teve a sensação de, muitas vezes, estar dentro de uma geladeira e achar que vai congelar, de tão frio que está aquele lugar?

Ou pior, passou horas morrendo de calor, em um ambiente abafado, que parecia não se importar com a quantidade de pessoas que estão circulando por ali?

Para quem vive uma rotina de comparecimento a esses compromissos, infelizmente, é comum ter de lidar com essa montanha russa climatológica.

Já para os organizadores, é possível colocar um ponto final nessa característica e criar um ambiente cuja temperatura seja bastante agradável. Mas, você sabe realmente como fazer isso? O que considerar na hora de definir a temperatura do local onde ocorre uma feira?

Se a resposta for não, fique tranquilo. Preparamos um texto com boas dicas para você não congelar ou fritar ninguém. Confira.

Como fazer a climatização certa para um evento?

A climatização de um evento não é algo que deve ser feito no piloto automático, apenas com o acionamento do ar-condicionado e pronto, tudo está devidamente refrigerado.

Nada disso. Nos eventos é preciso avaliar vários pontos para garantir que os convidados que assistirão a congressos ou feiras tenham o mínimo de conforto térmico, para aproveitar melhor a ocasião.

Um ponto importante a ser considerado é a região brasileira aonde esses eventos serão realizados, pois isso influencia a sensação térmica dos presentes.

Nos eventos organizados na região nordeste, mais quente, a refrigeração e climatização precisará ser mais potente do que no sul, naturalmente mais frio. Por isso, antes de definir qual o modelo a ser utilizado, é importante avaliar o clima e também se o evento acontece em locais fechados ou abertos.

Em locais abertos, por exemplo, a climatização muitas vezes não será necessária, já que o ambiente externo fará o aquecimento ou resfriamento do lugar, de acordo com a temperatura daquele momento.

Agora, se a feira ou congresso que você está organizando for realizada em ambientes fechados, como no interior de prédios, a climatização precisa levar em consideração o tamanho do espaço e quantidade de pessoas que estarão presentes e umidade relativa, além da própria estrutura do lugar.

Locais amplos, por exemplo, necessitam de mais equipamentos de refrigeração, para evitar o surgimento das famigeradas ilhas de calor, ou seja, espaços onde as temperaturas são mais altas, criando enorme desconforto para quem passa por ali.

Feiras ou congressos que ocorram em áreas mistas, onde há espaços abertos e fechados precisam considerar também os pontos onde há incidência de raios solares.

Ali, os aparelhos que farão a climatização precisam agir com mais potência dos que os instalados em áreas de sombra, onde a temperatura é ligeiramente mais baixa.

Outro ponto a ficar muito atento é a quantidade de pessoas que estão circulando por ali. Como se sabe, quanto mais gente, maior a necessidade de renovação de ar, garantindo assim o mínimo de conforto térmico durante o período em que aproveitarem o evento.

Ar condicionado ou climatizador? Qual utilizar?

Quando pensamos na climatização de eventos, a primeira ideia que surge é a instalação de grandes sistemas de ar condicionado, certo? Assim o ambiente ficará fresco, sem aqueles pontos onde o calor é muito intenso.

Na verdade, se você ainda pensa que o ar condicionado é a solução para tudo, chegou o momento de refletir e dar uma chance para outro aparelho igualmente eficaz: o climatizador.

Além de equilibrar a temperatura do ambiente, evitando picos de frio ou de calor, esse instrumento se dá muito bem quando pensamos em feiras, congressos e eventos.

Isso porque, para que o ar condicionado refrigere, é necessário que a área onde ele está instalado fique fechada. Isso raramente acontece em feiras e congressos.

A exceção aqui está nos eventos realizados em salas de hotéis, que atendem aos requisitos para o uso do ar condicionado.

Nos demais, ele não é a melhor solução, pois o fluxo contínuo de pessoas e as portas eventualmente abertas comprometem sua eficácia. Por isso, aqui o climatizador é a melhor opção.

Esses aparelhos são capazes de reduzir a temperatura de um ambiente, deixando-a bastante agradável, mesmo em espaços com um grande número de circulação de pessoas.

Além disso, o climatizador ajuda na renovação do ar, retirando partículas de poeira e bactérias e é mais eficiente energeticamente.

Vai organizar uma feira, um congresso ou um evento e está em busca de soluções para climatizar o local? Que tal falar com a Northec? Temos a equipe certa para você.

Outras Publicações