Entenda como funciona: Sistemas de Combate a Incêndio

Em um prédio, seja ele comercial ou residencial, possuir um sistema de combate a incêndio é fundamental para garantir a segurança dos que trabalham ou vivem ali, bem como dos bens depositados no local.

No entanto, apesar da importância desse conjunto de sistemas, muitas pessoas ainda desconhecem o assunto, sobretudo os administradores de condomínios. Pensando nisso, elaboramos um texto destacando como funcionam os sistemas de combate a incêndio.

O que é um sistema de combate a incêndio?

O sistema de combate a incêndio é uma estrutura composta por equipamentos que, quando acionados, podem fornecer a água e/ou os produtos químicos necessários para o controle das chamas.

O objetivo desse sistema, além de extinguir o fogo e diminuir os prejuízos causados pelo incidente, ajuda a manter a segurança do local, prevenindo ferimentos ou mesmo a perda de vidas por conta das chamas.

Desenvolvido por engenheiros especializados, como os que atuam na Northec Engenharia, o sistema de combate a incêndio é pensado para se adaptar a funcionalidade de cada edificação.

Esse cuidado é importante também para que a estratégia atenda a cada uma das diferentes necessidades locais, protegendo tudo e todos que estejam naquele ambiente, caso haja um incêndio.

sistema de combate a incêndio

Quais os elementos necessários?

Nos sistemas de combates a incêndios, existem vários elementos fundamentais para proteger os ambientes de incidentes envolvendo o fogo. Dentre estes merecem destaque itens como abrigos, bombas centrífugas e controles de pressão. Veja abaixo mais detalhes sobre cada um deles.

Abrigos

Os abrigos são estruturas desenvolvidas exclusivamente para o acondicionamento de mangueiras de incêndio. Com diferentes tamanhos, o abrigo deve ser ter o comprimento e altura suficientes para abrigar estes componentes.

Confeccionados com aço carbono, substância que suporta condições adversas, os abrigos podem ser instalados dentro ou fora dos ambientes, e possuir uma ou duas portas.

Bombas Centrífugas

As bombas centrífugas são um componente importante no sistema de combate a incêndio, pois são elas que fazem o bombeamento da água usada para conter focos de incêndio no momento imediato.

Para que funcione adequadamente, as bombas centrífugas são acopladas a um motor de alta performance, que além de bombear a água pode, se necessário, possuir mecanismo anti explosão, protegendo o recinto.

Assim como o abrigo, confeccionado com materiais altamente resistentes, as bombas centrífugas são feitas, em geral, com ferro fundido, aço inox, aço carbono ou bronze, conhecidos por sua capacidade de resistir ao calor.

Obtida após rígidos testes de fabricação, a bomba centrífuga tem alta durabilidade, longa capacidade de resistir a incêndios e de fácil manutenção. De acordo com as normas técnicas da ABNT, sua instalação é obrigatória em sistema de combate a incêndio.

Controles de Pressão

Os controles de pressão são estruturas muito importantes no combate aos incêndios, pois são eles que avaliam constantemente o funcionamento de toda a estrutura, alertando baixas na pressão de linha.

Neste caso, é responsabilidade dos controles de pressão assumir a operação quando os níveis de pressão caem, equalizando as pressões de trabalho de forma a disponibilizar uso imediato do sistema.

A operação dos controles de pressão é feita tanto no modo manual como automático. No entanto, os avisos de possíveis falhas são dados todos automaticamente, seguindo os parâmetros com os quais a máquina foi configurada inicialmente, segundo as normas ABNT.

Além desses itens críticos, um bom sistema de combate a incêndio deve contar também com uma rede de hidrantes, extintores, corrimão, escadas com proteção adequada, detectores de calor e fumaça, sprinklers, quadros de comando, alarmes visuais e sonoros, rotas de fuga, portas corta-fogo, iluminação, sinais de emergência e grupos gerador.

Porque contratar um especialista para montar seu sistema de combate a incêndio?

Adquirir todos os equipamentos para instalar um adequado sistema de combate a incêndio não é o suficiente. É necessário que o projeto seja desenvolvido por especialistas, pessoas capacitadas para empregar cada uma destas soluções em seu devido lugar.

Com profissionais altamente treinados, a Northec Engenharia é a empresa certa para montar o seu sistema de combate a incêndio. A empresa elabora o projeto, faz a instalação e a manutenção preventiva de todos os itens.

Então, se você busca alguém para implementar essa medida, fale com quem realmente entende. Procure a Northec Engenharia e fique protegido

Outras Publicações

O que é Chiller?

O Chiller é um equipamento que tem como função refrigerar a água transportada por tubulações até os Air Handlers, que resfriam o ar a ser

Leia Mais »