O que é Chiller?

O Chiller é um equipamento que tem como função refrigerar a água transportada por tubulações até os Air Handlers, que resfriam o ar a ser enviado pelos sistemas de climatização de ambientes, permitindo o controle da temperatura e umidade relativa. 

Sendo muito utilizado em grandes construções como arranha-céus, centros comerciais, hospitais e shopping centers, o Chiller resfria a água a uma temperatura entre 4,4ºC e 7,2ºC, transportando-a por toda edificação pelos sistemas de distribuição de água gelada. Após passar pela serpentina do aparelho de resfriamento de ar, a água retorna ao trocador de calor onde é resfriada novamente. 

O uso do Chiller é indicado para estabelecimentos e indústrias que precisam de refrigeração em pontos distantes, sendo bem versátil para esfriar água durante o processo. 

O que são bombas centrífugas?  

Bomba centrífuga é uma turbomáquina de absorção com um mecanismo de funcionamento que converte a energia cinética de rotação em energia hidrodinâmica para estimular o fluxo de água. Ela é muito utilizada na construção civil, indústria e agricultura para o bombeamento de água em pontos distantes com diferentes finalidades. 

A transferência de energia é efetuada por um ou mais rotores que giram dentro do corpo da bomba, movimentando o fluido e transferindo a energia sob a forma de energia cinética, aumentando a velocidade, e esta pode ser convertida em energia de pressão. 

O que são unidades de tratamento de ar?  

Uma unidade de tratamento de ar (UTA) é um dispositivo usado para abrigar e circular o ar em sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (AVAC). A sua principal função é permitir que o ar tratado alcance os locais em que estão instalados. 

 Ela consiste em uma grande caixa metálica que contém um ventilador mecânico, componentes para aquecimento e resfriamento, filtros, redutores de ruído, umidificador e módulos de mistura. O objetivo é recolher o ar externo, condicioná-lo e distribuí-lo por toda edificação. Posteriormente o ar retorna a UTA para um novo tratamento. 

O que são centrais de água gelada? 

São conjuntos de equipamentos utilizados em grandes lugares que necessitam de um sistema complexo de resfriamento e precisão no controle de temperatura. Os principais elementos de uma central de água gelada são o Chiller, a bomba hidráulica e a tubulação de água gelada. A responsabilidade de arrefecer a água e manter sua temperatura sempre baixa é do Chiller

     

Para quais tipos de projetos o sistema Chiller é indicado? 

O sistema é indicado para indústrias alimentícias e farmacêuticas, shopping centers, edifícios comerciais, hospitais, aeroportos, estações de metrô, pistas de patinação no gelo, centrais de telecomunicações e refrigeração em geral. 

 

Como funciona o Chiller?  

A água bombeada passa pela serpentina do evaporador do Chiller, onde é resfriada pela perda de carga térmica, escoa pela tubulação de água gelada até a unidade de tratamento de ar, onde será aquecida pelo ganho de carga térmica proveniente do ar, e retorna, por fim, a bomba hidráulica para um novo bombeamento em direção ao Chiller. 

O Chiller realiza um ciclo de compressão a vapor. O calor extraído do processo pela água somado à potência do compressor deve ser transferido ao ambiente externo. Primeiramente o gás refrigerante é comprimido no compressor e se torna gás superaquecido a alta pressão. Em seguida, este gás passa pelo condensador onde perderá carga térmica para o ambiente externo. Depois, o refrigerante passa pelo dispositivo de expansão que proporciona a queda de temperatura e pressão, permitindo que o refrigerante entre no evaporador em fase líquida numa vazão compatível com a velocidade que ele evapora. Posteriormente, o refrigerante passa pela serpentina do evaporador, absorvendo a carga térmica da água e transformando-se em fase gasosa. Por fim, o gás sai do evaporador e entra no compressor para um novo ciclo.

O que é um Chiller Industrial? 

O Chiller industrial é um sistema de refrigeração que resfria um fluido de processo em instalações industriais. É uma máquina com modelos de alta capacidade de refrigeração já que adquire grandes quantidades de carga térmica. É um equipamento que pode ser usado em diferentes setores industriais, como o metalúrgico e o setor hospitalar. 

 

Diferenças entre Chiller condensação a ar e a água:

O Chiller de condensação a ar funciona com um condensador aletado e ventiladores, com a perda de carga térmica de forma direta com o ar externo. Este Chiller não necessita de torre de resfriamento, bomba hidráulica no condensador e sistemas de tratamento de água, deixando seu sistema de funcionamento algo simples. A desvantagem é ser mais sensível à mudança de temperatura do ambiente. 

 

Já o Chiller de condensação a água possui um condensador de casco e tubos onde o calor será removido pela água recirculada por uma torre de resfriamento. É muito utilizado em indústrias que necessitam de alta capacidade de refrigeração e controle preciso de temperaturas. Sua desvantagem é a difícil limpeza do condensador.  

 

Outras Publicações