O que é como funciona um Ar Condicionado Central?

Para quem vive em regiões com temperaturas muito elevadas ou mantém-se em locais onde há uma grande circulação de pessoas, garantir uma temperatura agradável é muito importante, seja para a preservação da saúde como também para o rendimento dos trabalhadores.

Ao instalar um aparelho de ar condicionado em cada ambiente de uma edificação, você não apenas aumenta seus gastos com energia e manutenção do equipamento, como também pode comprometer o conforto térmico das pessoas.

Para não sofrer com esse problema, uma boa alternativa é o uso do ar condicionado central. Embora seu nome seja complicado ou até mesmo estranho para alguns, essa é uma solução muito eficaz na climatização de prédios ou áreas mais amplas.

Para comprovar nossa afirmação, preparamos um texto onde contamos tudo o que você precisa saber antes de aderir ao ar condicionado central. Confira.

O que é um ar condicionado central?

O ar condicionado central pode ser compreendido como um sistema centralizado que utiliza uma unidade externa (condensadora) interligada a várias unidades internas (evaporadoras) espalhadas em diversos ambientes de uma edificação.

Seu funcionamento pode ser realizado por acionamento feito por um controle de monitoramento central ou mesmo por controles remotos individuais.

Um ar condicionado central pode ser estabelecido por um sistema VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável) ou por um sistema Multi-Split ou por um sistema que utilize um Chiller. É uma solução de climatização inteligente de ambientes, já que as evaporadoras são capazes de trabalhar com diferentes temperaturas.

Depois que atinge determinada temperatura, o ar condicionado central altera seu modo de operação, reduzindo o fluxo de gás refrigerante, garantindo que a temperatura ideal seja mantida e reduzindo os custos com energia elétrica.

Para que seu funcionamento alcance o nível de qualidade e excelência que o consumidor espera, estão envolvidos vários elementos que completam a estrutura do sistema.

Um deles é o circuito frigorígeno, um circuito fechado onde equipamentos como o compressor e os trocadores de calor garantem que o ar do ambiente continue refrigerado.

Quais as vantagens do ar condicionado central?

Quem opta pelo sistema de ar condicionado central encontra, como principal vantagem desse modelo de refrigeração, a possibilidade de atribuir uma temperatura diferente a cada ambiente.

Ao contrário daqueles que não conhecem este modelo de climatização imaginam, esse tipo de sistema permite que dois ou mais cômodos estejam com temperaturas diferentes.

Isso significa que aqueles que preferem o ar mais frio podem usufruir da temperatura mais baixa sem prejudicar quem gosta de ambientes mais quentes. Tudo isso graças à configuração do sistema, que permite diferentes programações, graças ao trabalho conjunto entre unidade condensadora e evaporadoras.

Além disso, o ar condicionado central vai contra a fama que esse tipo de climatizador tende a gastar muita energia. Quando você opta por este modelo, o gasto energético reduz cerca de 30% a 40% de todo o consumo de um prédio comercial.

Este tipo de sistema também oferece a oportunidade de instalação e desinstalação de evaporadoras sem comprometer o circuito frigorígeno de outros ambientes. Porém deve-se levar em conta a capacidade máxima de refrigeração do sistema, para não instalar evaporadoras de carga superior à oferecida e prejudicar a climatização do local.

Outra vantagem para quem escolhe o ar condicionado central é a facilidade de instalação. Com os profissionais certos, como os que trabalham com a Northec, seu aparelho de climatização estará pronto para uso em poucos minutos.

Então, se você está buscando o melhor em ar condicionado central, fale conosco. Estamos prontos para lhe atender.

Outras Publicações