O que é Sistema de Exaustão Industrial?

O Sistema de Exaustão Industrial é a remoção por descompressão de vapores e gases que estão presentes em um local restrito sem a necessidade de despressurização. Ou seja, serve para captar e remover o ar impuro dos ambientes através do agrupamento de equipamentos. 

O processo apresenta grande viabilidade e garante o bem-estar das pessoas que controlam e operam as máquinas e equipamentos. Sua principal função é evitar a disseminação de doenças e manter a qualidade de vida de todos os colaboradores dentro do ambiente de trabalho. 

Suas vantagens são: minimiza os custos de operação; maior conforto térmico ao ambiente; evita a disseminação de doenças; elimina gases, vapores, mau cheiro e partículas nocivas; auxilia na conservação de máquinas e equipamentos; aumenta a produtividade dos funcionários. 

    

O que são exaustores industriais? 

Os exaustores industriais são equipamentos essenciais para manter a qualidade do ar em um ambiente industrial. São aplicados em processos de retirada de resíduos como pó, fumaça e ar impuro, impedindo-os que se espalhem pela fábrica. 

     Veja também: [ O que é Chiller?]

Eles são usados como meio de auxílio na ventilação de um espaço com pouca ou nenhuma ventilação, retirando o calor e as impurezas do ambiente. 

O que são exaustores de cozinha?  

Os exaustores de cozinha têm como objetivo remover e tratar os gases e vapores decorrentes do processo de cocção dos alimentos, mantendo o ambiente livre de fumaça e odores, bem como proporcionar uma renovação de ar constante, mantendo a temperatura interna dentro dos limites de conforto térmico desejáveis. 

Um projeto de ventilação para cozinha é composto por um sistema de exaustão que irá captar, tratar, conduzir os vapores e gases da cozinha para a atmosfera, e um sistema de insuflamento de ar externo que fará a reposição do ar exaurido pelo sistema de exaustão.

O volume de ar insuflado no ambiente deverá ser menor que o volume de ar exaurido, mantendo a cozinha com pressão negativa e forçando o ar a entrar de fora para dentro do ambiente, evitando assim que ocorra dispersão dos odores da cozinha para as áreas adjacentes a mesma.

Quais os tipos de exaustores?  

Exaustores Centrífugos 

Os exaustores centrífugos têm o formato de caracol com as pás em curva para trás contendo porta para inspeção e dreno para limpeza. Este tipo de exaustor é indicado para exaurir gases, sendo alguns tipos de inflamáveis, tóxicos e corrosivos, evitando a contaminação de ar em ambientes fechados. Capaz de suportar gases de alta temperatura, este tipo é indicado para sistemas de exaustão de cozinhas. 

Exaustores Axiais 

Os exaustores axiais têm a carcaça tubular com um rotor de pás acoplado a um motor elétrico, podendo ser de acionamento direto ou indireto. Este tipo de exaustor é indicado para exaurir gases leves, como pequenos volumes de fumaça, gases não corrosivos e massa de ar quente.

Os exaustores axiais são aparelhos recomendados para sistemas simples de exaustão, onde a perda de carga não ultrapasse 20 mmca devido a não ter força suficiente para fazer o ar vencer o percurso. 

Exaustores Eólicos 

Os exaustores eólicos utilizam o deslocamento de massas de ar atmosférico e o efeito de convecção da massa de ar interna, proporcionando uma exaustão ininterrupta de gases, renovando e circulando o ar ambiente.

Eles trabalham a partir de correntes de ar, que incidem sobre o exaustor, fazendo com que ele se movimente. Mesmo sem a ausência de ventos, as massas de ar quente internas tendem a subir, provocando uma pressão no interior do exaustor, fazendo com ele gire. 

Qual a importância desse sistema em uma construção?  

A importância do sistema de exaustão industrial dentro de uma construção está relacionada com a promoção de qualidade de vida e um melhor bem-estar aos funcionários. Ele permite um melhor desempenho, preserva o ambiente interno e aumenta a eficiência produtiva. 

Ao fazer parte do sistema de ventilação, o exaustor melhora o conforto das pessoas que circulam por ele, ajuda a preservar equipamentos e pode diminuir as chances de propagação de doenças.  

Como escolher o melhor tipo de exaustor para cada tipo de negócio? 

O sistema de exaustão industrial ideal para seu negócio é o que melhor vai atender as necessidades de cada ambiente, sendo dimensionado de acordo com a metragem do espaço e a necessidade de captação de ar impuro na área localizada. O importante é fazer a escolha de um fornecedor experiente que conheça o mercado de exaustores.  

Outras Publicações