O que é um Projeto de Ventilação Mecânica?

Quando estamos em um ambiente completamente fechado, sem janelas ou outra forma de entrada de ventilação natural, é comum nos sentirmos sufocados, sem acesso ao ar renovado.

Essa condição pode prejudicar nosso desempenho em tarefas simples, já que  quando nos expomos a altas temperaturas, nos sentimos em condição desconfortável, sobretudo para quem sofre com algum tipo de fobia ou tem picos de pressão em ambientes completamente fechados.

Para aumentar o conforto e evitar problemas como os mencionados, foram concebidos, em edifícios modernos, os projetos de ventilação mecânica.

A técnica não só ajuda a prover maior conforto como também funciona como um incremento em climatização no projeto de prédios de diferentes funcionalidades. Mas, você sabe como funciona o projeto de ventilação mecânica?

Se a resposta for não, fique tranquilo. Preparamos um texto com tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de projeto e como ele pode transformar seu prédio em um ambiente com ainda mais conforto.

O que é um projeto de ventilação mecânica?

O projeto de ventilação mecânica é um conjunto de ações que tem por objetivo principal controlar a qualidade do ar que circula em uma sala ou prédio, por exemplo.

Com o uso de dispositivos que fazem essa troca, o ar da área é constantemente renovado, retirando partículas de poeira, reduzindo a poluição e, também, eliminando bactérias e vírus que podem causar doenças infecciosas ou respiratórias.

Como a sua implementação é possível controlar o ar que circula pelo local, garantindo maior limpeza e menos contaminantes, comumente utilizado em locais como banheiros e cozinhas.

A escolha se deve a criticidade de contaminação nesses ambientes, sobretudo em cozinhas.

Para que serve o projeto de ventilação mecânica?

O projeto de ventilação mecânica serve para, além de climatizar o ambiente, deixá-lo em uma temperatura capaz de fornecer aos presentes o conforto térmico necessário, minimizar partículas no ar, deixando-o mais limpas.

Esse controle é feito, por vezes, via diluição do ar ou sua substituição, eliminando assim as substâncias que poderiam contaminar o ambiente.

Quais as vantagens do projeto de ventilação mecânica?

Uma das principais vantagens do projeto de ventilação mecânica é garantir que, no ambiente onde estamos, respiremos um ar limpo e livre de partículas como bactérias e vírus.

Essas trocas são feitas com exaustores e ventiladores mecânicos, que controlam os odores e a umidade, de forma a manter o ambiente com uma temperatura agradável, não interferindo na execução das tarefas do dia a dia.

O projeto de ventilação mecânica utiliza, também, ventiladores e condutores que levam até esses aparelhos. Essas estruturas costumam ser isoladas quando atravessam áreas não aquecidas, para impedir que ocorra a condensação do vapor em seu interior.

Além da troca de ar, exaustores e ventiladores ajudam a reduzir a temperatura dos ambientes, via evaporação da transpiração da pele de todos os que estão ali. Esse instrumento pode, também, aquecer um ambiente em dias mais frios, transformando esse local em um ponto de conforto térmico.

Existem diferentes tipos de projetos de ventilação mecânica?

Embora possa parecer curioso pensar nisso, existem diferentes tipos de projetos de ventilação mecânica. No primeiro, a ventilação mecânica propriamente dita, o ar que circula dentro de um determinado ambiente é trocado, para que seja limpo.

Mas, além deste, existe outro projeto, o de ventilação natural. Nesta iniciativa, um cômodo é ventilado com o ar que vem do exterior, captado com a instalação de instrumentos como respiradouros.

Em outros locais, cujo sistema de ventilação é mais complexo, utilizam-se claraboias abertas, que tenham o efeito de chaminé, empurrando o ar frio para dentro do edifício e o ar quente para fora.

Sistemas de ventilação natural têm como atrativo o baixo consumo de energia, porém precisam de um bom projeto para garantir que os ocupantes daquele espaço tenham conforto térmico durante os meses mais frios.

Além destes, a ventilação natural, um desdobramento dos projetos de ventilação mecânica, podem utilizar sistemas economizadores, que empregam tubos ou sistemas de controle para fazer a troca de ar.

Gostou da ideia desse sistema e gostaria de experimentá-lo? Fale conosco, da Northec Engenharia. Nossa equipe está pronta para desenvolver o projeto certo para o seu empreendimento.

Outras Publicações