O que é um sistema de ventilação industrial?

A indústria é um dos setores da economia em que mais se produzem novidades tecnológicas para a sociedade. Além de ser um setor de suma importância para a economia de modo geral, é responsável por garantir que os avanços tecnológicos sejam contínuos, evitando assim a desaceleração da economia. Nesse sentido, as novidades tecnológicas aplicadas nesse setor contribuem para que o mesmo esteja em contínuo crescimento, seja na produção, seja na qualidade do produto.

Partindo desse princípio, hoje vamos falar um pouco sobre o sistema de ventilação utilizado nessas grandes instalações. O sistema de ventilação industrial compõe sistema fundamental para o funcionamento da indústria como um todo, permitindo que o ambiente se torne mais agradável para o trabalho, além de beneficiar a saúde dos funcionários que ali trabalham. Então, confira o que preparamos para você saber um pouco mais sobre esse sistema.

Uma visão muito estereotipada dos ambientes industriais é de ambientes extremamente sufocantes e repletos de estresse. Em partes isso pode até ser verdade, mas é algo que dificilmente será visto nos dias de hoje, tendo em vista que a concepção dos sistemas de ventilação cada vez mais modernos, permitindo que o ambiente interno de uma indústria seja adequado para o trabalho.

Mas afinal de contas, você sabe o que é um sistema de ventilação industrial? De modo geral, o sistema de ventilação industrial pode ser compreendido como um sistema mecânico de renovação de ar, por meio de ventiladores, dutos, dampers, filtros, coletores de contaminantes e abafadores de ruídos. Nesse sentido, a ventilação industrial tem por finalidade garantir que o ar dentro do recinto seja renovado, removendo substâncias contaminantes que possam estar presentes no ambiente.

Além disso, a ventilação industrial é utilizada para garantir o conforto térmico dentro do ambiente, permitindo que o ambiente fique mais agradável para as atividades realizados em seu interior.

Quais os principais benefícios de um sistema de ventilação industrial?

Os sistemas de ventilação industrial possuem uma série de características, que muitas vezes diferem dos sistemas de ventilação padrão, os quais possuem usabilidades específicas. Nesse sentido, confira alguns dos principais benefícios do sistema de ventilação industrial:

  • Minimização dos custos de investimento e operação, deixando o sistema mais viável;
  • Em virtude da magnitude dos ambientes, esse tipo de sistema de ventilação traz maior conforto térmico ao ambiente;
  • Com o sistema de ventilação industrial é possível que você evite a disseminação de doenças no ambiente;
  • Ajuda a eliminar mau cheiro e partículas nocivas do ambiente;
  • Ajuda na conservação de equipamentos e demais ferramentas de trabalho.

Qual a diferença entre um sistema de ventilação industrial e um sistema de ventilação padrão?

Quando se deseja instalar um sistema de ventilação em uma empresa, saber escolher os componentes adequados é fundamental para garantir que o ambiente seja climatizado de forma adequada. Nesse sentido, é fundamental identificar as principais diferenças entre os sistemas de ventilação industrial e o sistema de ventilação padrão.

De modo geral, o sistema de ventilação padrão tem por finalidade refrigerar o ambiente específico. Nesse sentido, um sistema padrão pouco contribui para a remoção de agentes nocivos do ambiente, mau cheiro ou qualquer outro agente presente. Dessa forma, é possível afirmar que esse tipo de sistema funciona basicamente para garantir o conforto térmico do ambiente.

Diferentemente do sistema de ventilação padrão, o sistema de ventilação industrial vai além. Isso porque esse sistema não tem por finalidade somente garantir o conforto térmico do ambiente, mas também evitar que agentes nocivos à saúde se proliferem no ambiente, atuando também na filtragem e remoção do mau cheiro e agentes nocivos ao ambiente. Realiza efetivamente o controle de temperatura, umidade e acumulo de gases indesejados, bem como odores que causam desconforto aos usuários.

Como a empresa pode aproveitar da melhor forma o sistema de ventilação industrial?

Os sistemas de ventilação fazem toda a diferença no ambiente. Isso, obviamente, varia de acordo com o nicho de atuação da sua empresa, porém a ventilação industrial sempre se mostrou necessária nos ambientes de modo geral.

Nesse sentido, a melhor forma de utilizar o sistema de ventilação industrial varia de acordo com o tipo de atuação da sua empresa. Empresas que seguem o ramo da alimentação, por exemplo, não somente podem, mas como também necessitam de um sistema de ventilação industrial, em virtude dos odores característicos desta atividade, além da necessidade do combate a proliferação de agentes nocivos no ambiente de trabalho, tanto para a saúde dos trabalhadores quanto para o controle de qualidade dos alimentos. Somado a isso, o conforto térmico também se faz necessário para melhorar a produtividade.

Outras Publicações