O que faz um engenheiro de instalações e como ele pode beneficiar a sua empresa?

As engenharias fazem parte da história da humanidade desde os seus primórdios e no cotidiano de pessoas do mundo todo. Com a engenharia foi possível que diversas inovações tecnológicas, estruturais, químicas e muito mais fosse alcançado de forma natural ao longo dos séculos, trazendo mais qualidade de vida para o ser humano e garantido que o desenvolvimento fosse contínuo.

Partindo desse princípio, atualmente, em virtude dos avanços, a engenharia é um campo extremamente abrangente e que oferece uma gigantesca gama de oportunidades no mercado de trabalho, tangenciando desde profissões tradicionais, como a construção civil, bem como o desenvolvimento de sistemas, considerada uma profissão relativamente nova. Pensando nisso, hoje você vai saber um pouco mais sobre a engenharia de instalações, o que faz um profissional desta área e como as empresas podem aproveitar esses profissionais. Continue lendo e confira tudo que você precisa saber sobre esse profissional tão presente no mercado.

Engenheiro de instalações

O que faz um engenheiro de instalações e como ele pode beneficiar a sua empresa?

Não basta um bom currículo para se destacar no mercado de trabalho, é fundamental que você seja um profissional capacitado nos termos técnicos para exercer sua profissão de maneira satisfatória, dentro do seu nicho de trabalho. Partindo desse pressuposto, decidimos ajudar você a entender um pouco mais do que esse profissional faz dentro do seu campo de atuação. Confira o que é possível ser realizado por esse profissional, dentro da sua empresa, e como ele pode beneficiá-la.

O que faz um engenheiro de instalações?

Como dito no tópico anterior, a engenharia sempre esteve presente no cotidiano da humanidade. Embora muito simples, esta ciência já transformava as formas de interação do homem com a natureza e tudo que existia ao seu redor, permitindo assim o desenvolvimento contínuo e progressivo ao longo das décadas.

Nesse sentido, a engenharia de instalações é mais um segmento dessa ciência tão importante. Mas afinal de contas, você sabe o que faz um engenheiro de instalações? De modo geral, o engenheiro de instalações é o profissional responsável pela elaboração de projetos e cronogramas físicos e financeiros. Mas não é apenas isso, esse profissional também é o responsável por desenvolver os processos relacionados à montagem e instalações de sistemas eletromecânicos dentro de uma empresa. Esse profissional também tem o papel de coordenar a execução e/ou a fiscalização de obras, além de fazer o levantamento de requisitos de materiais e equipamentos, aplicados nas instalações.

Qual a demanda no mercado que ele supre?

Com a crescente demanda por profissionais capacitados no mercado de trabalho, as oportunidades para engenheiros se fazem presentes, mesmo em virtude da crise econômica que ainda persiste. Nesse sentido, para que um engenheiro de instalações seja aproveitado pelo mercado, o mesmo necessita de uma boa capacitação para conseguir suprir a necessidade dos setores que recrutam este profissional.

Partindo desse princípio, o profissional de engenharia de instalações possui um vasto leque de possibilidades e por isso pode suprir variadas demandas do mercado de trabalho. Nesse sentido, considerando um mercado de oportunidades frequentes, o engenheiro de instalações pode atuar nos setores da construção civil, agroindústrias e até em polos industriais nas grandes cidades.

Como a sua empresa pode aproveitar essas habilidades em uma empresa confiável como a Northec?

As empresas estão sempre à procura de profissionais capacitados para completarem seu quadro de funcionários. Isso se faz em função da crescente oferta de profissionais no mercado, com diferentes graus de instrução, mas que ainda, na grande maioria das vezes, não conseguem atender de maneira satisfatória todas as necessidades do empreendimento. Nesse sentido, o recrutamento de profissionais capacitados é algo que faz toda a diferença.

Contratando a Northec Engenharia, o engenheiro de instalações poderá desempenhar diversos papeis dentro de sua empresa, independente do setor, desde a fiscalização de obras até a elaboração e acompanhamento de projetos físicos e financeiros. Além disso, esse profissional poderá ajudar com a seleção de materiais e equipamentos a serem aplicados em seu empreendimento. Por isso, é um profissional versátil que contribui para o desenvolvimento da sua empresa.

Outras Publicações