O que toda cozinha profissional precisa ter?

Quem pretende montar um restaurante precisa investir não apenas na contratação de uma boa equipe de cozinha, mas também nos equipamentos e ferramentais corretos.

A necessidade de possuir um excelente estabelecimento com os equipamentos apropriados maximiza o desempenho e oferece aos clientes a melhor experiência.

Mas, quando pensamos em equipamentos para uma cozinha profissional, o que costuma vir à nossa mente primeiramente é um bom fogão, um forno, liquidificador, batedeira e outros instrumentos para a preparação das refeições, correto?

Embora esse raciocínio não esteja de todo errado, ele é bastante simplório, pois deixa de fora um item que muitos não consideram: a ventilação do lugar. Na cozinha de um restaurante, a temperatura pode ficar muito alta, e os diferentes cheiros podem confundir os sentidos.

Por isso, além dos equipamentos óbvios, é importante investir em outros itens que garantam a qualidade do ar, tanto para os funcionários quanto para os clientes.

Para mostrar como isso é possível, preparamos um texto com as principais dicas que você precisa anotar agora mesmo.

Cozinha tradicional x profissional

A cozinha é a alma de uma casa, certo?! É lá que são preparados os pratos que vão dar disposição e alegria para quem está ali. Em um restaurante, o raciocínio é o mesmo, com a diferença de que, neste lugar, o objetivo além da satisfação é o lucro.

Por isso, quando comparamos uma cozinha tradicional com uma profissional, várias diferenças vêm à tona, a começar pelos equipamentos encontrados. O fogão é muito maior, as panelas têm maior capacidade e durabilidade, as chapas e grelhas são mais potentes, entre outros exemplos.

O uso de instrumentos profissionais e tecnológicos garante economia de energia elétrica, otimiza a mão de obra e gera alta produtividade.

Mas, sobretudo, deve-se existir um cuidado com a climatização e a filtragem do ar que, em nossas casas, não costumamos pensar.

Em uma cozinha profissional, por exemplo, encontramos instrumentos como dutos e coifas em chapa de aço inoxidável e exaustores centrífugos, que permitem a exaustão do ar impuro da cozinha, deixando o ambiente mais confortável para os cozinheiros e auxiliares.

Quais as vantagens de instalar um adequado sistema de exaustão em minha cozinha profissional?

Há quem pense que, em uma cozinha profissional, ter apenas uma boa coifa é o suficiente para que a qualidade dos produtos seja o ideal.

Esse raciocínio, que em um primeiro momento pode representar uma economia nas finanças da empresa, mas pode trazer, em médio e longo prazo, consequências para a segurança dos funcionários, reflexo da estrutura incompleta.

Para um restaurante, de nada adianta possuir bons instrumentos ou uma boa equipe se o clima dentro da cozinha é sufocante. Além de tornar o ambiente bastante insalubre, essa postura pode prejudicar o sabor dos alimentos, pois sem a exaustão correta do ar, o aroma de um alimento irá contaminar o outro, interferindo no resultado final de um determinado prato.

Sabe quando você abre a geladeira e descobre que todos os seus pratos estão com o gosto de outro, que você esqueceu ali, por algum tempo? É o que acontece em um restaurante que não se preocupa com a instalação de equipamentos que façam a correta exaustão do ar.

Sistema de climatização também é importante

Além de garantir um bom sistema de exaustão do ar, em uma cozinha profissional é muito importante oferecer tanto aos funcionários como também aos clientes que frequentam seu restaurante um bom sistema de climatização.

Ao garantir a temperatura correta nestes ambientes, a produtividade dos trabalhadores irá melhorar, diminuindo também a possibilidade de doenças respiratórias.

Para os clientes, estar em seu restaurante será bastante agradável. Além disso, a temperatura ambiente não influenciará na qualidade da comida, garantindo que o prato permaneça quente por tempo necessário.

Por isso, se você tem um restaurante ou está pensando em inaugurar um e vai começar agora sua cozinha profissional, procure uma empresa especialista, como a Northec Engenharia, para lhe fornecer todos os equipamentos adequados.

Outras Publicações