Projeto

Os 3 cuidados essenciais com ar condicionado que todo grande empreendimento deve ter

O ar condicionado há muito tempo deixou de ser um eletrodoméstico utilizado apenas no pico do verão, quando as temperaturas superam facilmente os 30 graus em todo o Brasil.

Atualmente, as centrais de ar condicionado, sobretudo em prédios comerciais, se tornaram itens obrigatórios, garantindo o conforto do ar aos ocupantes, que respiram durante as muitas horas que permanecem no trabalho ou nos locais de estudo.

No entanto, dada sua importância, é fundamental que os proprietários dos edifícios, ou mesmo os engenheiros responsáveis por sua construção fiquem atentos aos três cuidados essenciais que todo grande empreendimento deve ter com o ar condicionado.

Pensando nisso, preparamos um texto completo com tudo o que é preciso saber para não errar na instalação das centrais de ar condicionado.

Cuidados especiais com um ar-condicionado

Conforme comentamos em nossa introdução, para os grandes empreendimentos, o ar condicionado precisa ser instalado e cuidado de uma forma diferente da que fazemos em nossas casas.

Nestes casos, é necessário empregar atenção profissional, desenvolvendo todo o projeto de forma personalizada. Por isso, separamos três dicas importantes para quem quer climatizar o ambiente ou mesmo garantir que ele esteja funcionando adequadamente.

Confira!

1. Criação de um projeto

Instalação e Manutenção de centrais de ar condicionado: Projeto

Uma central de ar condicionado para grandes empreendimentos, ao contrário do ar condicionado doméstico, não pode ser colocado de qualquer forma no local que pretende ser refrigerado.

É preciso, antes de sua instalação, a elaboração de um projeto para que os equipamentos funcionem corretamente, considerando suas especificações técnicas, a área do local para atendimento e o número de pessoas que frequentarão tal espaço, dentre outros.

Por isso, para garantir que os equipamentos funcionem adequadamente, climatizando todo o espaço, é preciso a consultoria especializada de uma empresa como a Northec Engenharia.

Com uma série de cálculos e análises técnicas, nossos especialistas poderão indicar a tecnologia que melhor atende suas necessidades, sem desperdício de investimento inicial e energia elétrica com a sua operação futura.

Além disso, na fase de projeto, a Northec Engenharia pode indicar qual o tipo de ar condicionado que melhor se adapta ao seu empreendimento, evitando assim compras que não tenham os resultados desejados.

2. Instalação

Instalação e Manutenção de centrais de ar condicionado - Instalação Northec Engenharia Brasília/DF

Nas centrais de ar condicionado, pensadas para climatizar grandes espaços, a instalação deve ser feita por uma empresa especializada, de forma que elementos como a rede elétrica local, área técnica disponível e espaços favoráveis a manutenção dos equipamentos, sejam contempladas de forma a garantir o ideal funcionamento dos equipamentos referenciados em projeto, sem a ocorrência de incompatibilidades ou sobrecargas de funcionamento.

Por isso, é importante contar com os serviços de engenheiros especializados, como os da Northec Engenharia. Nossos funcionários tem o conhecimento necessário para realizar essa instalação corretamente, permitindo assim aproveitar todos os pontos positivos do ar condicionado.

3. Manutenção

Instalação e Manutenção de centrais de ar condicionado - Manutenção

Outro cuidado muito importante que tanto proprietários quanto engenheiros precisam ter em mente é em relação à manutenção preventiva do ar condicionado.

Por estar em funcionamento diariamente, esse equipamentos podem apresentar falhas, podendo ser corrigidas durante a realização de manutenções periódicas e até previstas antes de sua ocorrência, diminuindo a possibilidade de indisponibilidade do sistema.

Além disso, é importante ficar muito atento aos riscos trazidos por permanecer em um ambiente onde o ar condicionado não passa por manutenção preventiva.

–> Conheça nossas Obras

Cuidados com a seca

Um dos problemas que pode surgir pela falta de manutenção no ar condicionado se relaciona com períodos em que o clima fica muito seco, ou mesmo em localidades onde a umidade do ar é mais baixa.

Nestes locais, para amenizar a secura gerada pelo ar condicionado, combinado a baixa umidade do ar, os projetistas preveem a necessidade de instalar umidificadores de ar, deixando o ambiente em condições ideais de ocupação.

Além disso, é crucial que seja feita a manutenção periódica de todos os equipamentos que compõem as centrais de ar condicionado, sobretudo os filtros de ar, que devem ser constantemente higienizados, para prevenir a transmissão de doenças.

Problemas causados pela falta de manutenção

O risco aumentado de doenças respiratórias e o desconforto ao respirar são alguns dos incidentes relacionados a problemas causados por uma central de ar condicionado cuja manutenção foi negligenciada.

Existem outros eventos que podem prejudicar tanto ou até mais do que estes. Por exemplo: problemas na fiação elétrica e componentes elétricos, com riscos de incêndio e interrupção do funcionamento do sistema.

Problemas com climatização são outros incidentes comuns em locais onde os aparelhos não recebem a manutenção adequada. Nestes casos, aliás, são comuns as críticas de que o ar condicionado “esquenta” ou “esfria” demais o ambiente que atende, gerando desconforto aos ocupantes.

O consumo elevado de energia, além de péssimo para a saúde de uma empresa, é outro indício de que algo não vai bem. Em geral, esse aumento no consumo poderia ser resolvido facilmente com uma manutenção preventiva, que identificaria o problema antes que ele pudesse impactar a fatura de energia.

Além destes problemas, um ar condicionado sem manutenção pode promover, também, odores desagradáveis quando em funcionamento.

Por isso, para evitar esses transtornos e garantir sua central em pleno funcionamento, procure um especialista da Northec Engenharia.

Estamos prontos para lhe ajudar!

Entre em contato conosco, clique aqui.

Outras Publicações