PMOC - Plano de Manutenção, Operação e Controle - Northec Engenharia - Brasília/DF

Relatório: O PMOC agora é lei

O PMOC sendo um tipo de plano que obrigatoriamente deve ser adotado por todas as empresas e estabelecimentos que lidam com sistemas de ar condicionado agora é lei.

O intuito é garantir a integridade das pessoas e processos envolvidos, diretamente afetados pelos efeitos do sistema de climatização.

PMOC - Plano de Manutenção, Operação e Controle - Northec Engenharia - Brasília/DF

O PMOC é conhecido como ‘Plano de Manutenção, Operação e Controle’ e traz normas integradas que contemplam obrigatoriedades em sua execução, como a necessidade de um profissional técnico responsável e devidamente qualificado para a preparação de documentos e aplicação de medidas cabíveis a manutenção e processos de operação e controle do sistema de climatização.

Hoje, preparamos um material cheio de informações a respeito dessa não tão nova medida e como ela está sendo aplicada, tornando agora obrigatório por lei o PMOC, Plano de Manutenção, Operação e Controle.

Conheça tudo sobre!

O que é PMOC

O PMOC é o Plano de Manutenção, Operação e Controle de sistemas de ar condicionado em empresas e estabelecimentos comerciais, tendo como finalidade central garantir a integridade do ambiente comum e ainda preservar a saúde das pessoas que o utilizam.

Esse Plano é aplicado a todos os sistemas de climatização de ambientes que possuam uma potência superior a 60.000 BTU/h, não importando se essa potência é alcançada em apenas um equipamento ou na soma de todos os equipamentos envolvidos no sistema utilizado, no local, o que importa é que sempre que ultrapassar o valor de 60.000 BTU/h o Plano se torna obrigatório a fim de cuidar da saúde e segurança da coletividade.

Como funciona

Por meio da Portaria do Ministério da Saúde, n° 3.523 de 28 de agosto de 1998, é necessário estabelecer, no sistema de climatização, um estado conservação e limpeza do ambiente de casa de máquinas e equipamentos e remoção de sujeiras oriundas da sua operação, com a utilização de produtos biodegradáveis registrados pelo Ministério da Saúde.

Ainda é preciso fazer uma manutenção preventiva de todos os equipamentos envolvidos, evitando assim riscos e a geração de problemas técnicos e de saúde futuros.

Dentre os procedimentos aplicados como obrigatórios, a troca de filtros, periodicamente, assegura a eficiência de todos os componentes do sistema, assim como garantir a eficiência de materiais e processos do sistema de climatização dentro dos padrões de qualidade do ar em ambientes climatizados, identificando poluentes de natureza física, química e ainda biológica, como também as suas tolerâncias a métodos de controle.

Vale ainda lembrar que é necessário levar em consideração todos os requisitos de projetos de instalação dos sistemas de climatização para garantir com segurança a produtividade dos equipamentos.

Para que o PMOC seja de fato desenvolvido de acordo com a lei é preciso ainda trabalhar com o auxílio de um profissional técnico da área responsável pelos procedimentos exigidos pelo Plano, que deve ainda documentar tudo o que será feito com foco na informação e execução das manutenções aplicáveis, que englobam o projeto, memorial descritivo da instalação, manuais de operação, manutenção de parâmetros de fabricantes, etc.

Principais benefícios

PMOC - Instalação

Os benefícios obtidos pelo cumprimento dessa lei consistem em garantir a integridade física e de saúde geral de todas as pessoas que desenvolvem suas atividades no ambiente, permitindo assim o máximo de produtividade dos funcionários, aumentando a disponibilidade deles dentro de um espaço agradável, e ainda diminuindo os custos com manutenções corretivas e gastos adicionais de operação do sistema.

Riscos que a empresa corre se não seguir essa lei

Se, por acaso, a sua empresa não seguir à risca todas as recomendações do PMOC estará sob risco de punição, que conta com o pagamento de multas que podem variar de R$ 2.000,00 até R$ 1.500.000,00 dependendo do caso e gravidade dos problemas apresentados.

Por isso, esteja sempre realizando os procedimentos necessários e exigidos pelo PMOC para que os seus funcionários possam estar seguros e o sistema de climatização da sua empresa tenha a maior produtividade possível.

Contratando uma empresa compromissada

Um ponto importante que precisa ser lavado em consideração é a contratação de um profissional técnico na área responsável e devidamente qualificado para lidar com os processos e documentações que envolvem a aplicação do PMOC.

E, para te dar a maior segurança e credibilidade nos serviços, trabalhamos com a possibilidade de contratação desse profissional, apresentando os melhores serviços e condições para a sua empresa.

Fale conosco, saiba mais a respeito e desenvolva o PMOC na sua empresa com o máximo de satisfação, usando os serviços da Northec Engenharia!

Outras Publicações

O que é Chiller?

O Chiller é um equipamento que tem como função refrigerar a água transportada por tubulações até os Air Handlers, que resfriam o ar a ser

Leia Mais »