Saiba mais sobre Sistemas de Climatização Industrial

O que é um sistema de climatização industrial?  

Um sistema de climatização industrial tem como objetivo manter a temperatura do ambiente de produção dentro do intervalo adequado para a preservação de produtos, equipamentos e saúde de funcionários. 

O sistema permite o controle e o atendimento para todos os tipos de ambientes industriais. Ele traz vários benefícios, como o controle de temperatura, umidade e oxigenação do ambiente.  

A climatização industrial é essencial visto que interfere diretamente na qualidade do produto e na produtividade da empresa. É a forma mais econômica, prática e saudável de tratar o ar interno de uma indústria. Também possui uma instalação simples e uma manutenção de baixo custo.  

 Quais a exigências para elaborar um projeto deste sistema?  

Para instalar um adequado sistema de climatização industrial é preciso de uma avaliação técnica do local a fim de realizar a coleta inicial de dados e, por fim, criar um projeto dentro das normas da ABNT NBR 16401. 

É necessário que as plantas do local contenham informações gerais do empreendimento para examinar as exigências de projeto relacionadas ao consumo energético e todos os outros aspectos ambientais. Assim, será possível determinar qual será o melhor tipo de sistema para cada aplicação.  

Tendo em vista que a climatização passou por mudanças ao longo dos anos devido às discussões e análises dos impactos ambientais, é preciso estar atento aos refrigerantes não permitidos e optar por equipamentos e tecnologias com elementos menos nocivos para o ambiente, levando em consideração o custo e a disponibilidade de equipamentos no mercado. 

O projeto também deve se adequar ao Decreto 9.864/2019 que regulamenta a Lei nº10.295/2001 sobre a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, que indica os níveis máximos de consumo de energia, ou mínimos de eficiência energética, de máquinas e aparelhos fabricados e/ou comercializados no país, assim como as edificações construídas de acordo com o índice técnico da regulamentação específica. 

O Decreto, também, estabelece as diretrizes para a etiquetagem de eficiência energética de edificações, no Brasil. As etiquetas são concedidas após aprovação da etapa inicial de projeto e, depois quando ocorre a finalização da obra. Cada etapa passa por uma inspeção que confirme ou modifique a etiqueta de consumo das instalações. 

Como escolher o melhor tipo para cada negócio? 

O sistema de climatização industrial pode ser aplicado tanto em ambientes fechados quanto em ambientes abertos, sem precisar fazer um isolamento. Por isso, é necessário ter um sistema de boa qualidade, que proporcione o equipamento certo para suprir as necessidades. 

Em estabelecimentos de produção, por exemplo, o sistema de climatização industrial é a melhor escolha, por apresentar um bom investimento a longo prazo, quando comparada a outros sistemas, e por ser mais saudável, sempre renovando o ar interno. Além disto, este sistema pode atender todas as áreas do estabelecimento, por meio de uma adequada rede de distribuição de ar. 

Um sistema de climatização ideal para seu negócio é o que melhor vai atender as necessidades de cada ambiente, sendo dimensionado de acordo com a metragem e a necessidade de distribuição de ar para cada área. O importante é fazer a escolha de uma empresa experiente e que conheça o mercado de climatização. 

Então, se você está buscando o melhor em sistemas de climatização industrial, fale conosco. Estamos prontos para lhe atender. 

Outras Publicações