Sistemas fixos de combate a incêndio - Northec Engenharia Instalação

Sistemas fixos de combate a incêndio

Ter equipamentos dispostos em lugares estratégicos, como os extintores de incêndio, ajudam na hora que pequenos acidentes ocorrem, a fim de que se evite o alastramento do fogo.

Mas e quando os extintores não são o suficiente?

O recomendado, sem sombra de dúvidas, é ter sua construção amparada com um bom sistema fixo de combate a incêndio voltado para a prevenção e combate a incêndio. Um projeto bem feito e executado, resultará na escolha de um bom sistema fixo de combate a incêndio, e hoje explicaremos um pouco mais sobre eles, desde a escolha à finalidade de cada um.

O que são os sistemas fixos de combate a incêndio?

Como já mencionado, esses sistemas existem a fim de substituir os extintores de incêndio quando eles não podem ter uma boa performance. Isso ocorre quando o incêndio toma maiores proporções, e fica humanamente impossível combater o fogo só com o uso deles.

Eles são implantados na construção ainda no processo da criação do projeto, e vistoriado por um bom engenheiro de instalações, para que nada seja mal feito ou deixado de lado.   

O sistema fixo de combate a incêndio é instalado em toda construção que segue normas de segurança, sejam normas legais, ou normas técnicas do Corpo de Bombeiros). Geralmente são instalados mangotinhos, chuveiros automáticos, pressurização de escadas, sistemas fixos de espumas ou CO², hidratantes em pontos estratégicos da edificação, podendo contar, também, com agentes extintores gasosos, além de muitos outros tipos de equipamentos.

Logo, percebe-se que o sistema é bem completo, certo? Mas as vantagens não acabam por aí.

Um dos pontos fortes, e o que torna esses sistemas uma grande vantagem, é o fato de que alguns sistemas fixos estão ligados a um detector de calor e/ou fumaça. Logo, o sistema também fica interligado a uma rede central, contando com o auxílio de alarmes sonoro e/ou visuais, para o aviso rápido do foco de incêndio.

Com a implementação de um sistema fixo, se faz necessária uma equipe de Brigada de Incêndio, para dar o devido suporte e verificar o incêndio para a melhor operação do sistema fixo durante o fogo. Uma equipe capacitada saberá a hora de desligar o sistema e auxiliará na retirada das pessoas do local, se esse for o caso.

 

Alerta: Embora os sistemas fixos sejam mais efetivos que os extintores em determinadas situações, eles não podem substituir totalmente os extintores de incêndio. Ou seja, além do sistema fixo projetado para a sua edificação, é necessário que a empresa responsável pelo projeto, também encaixe os extintores corretos e apropriados para o seu tipo de construção. A Northec Engenharia é especialista no assunto.

Como vimos, existem vários tipos de sistemas fixos, e aqui lhe apresentaremos alguns.

Pressurização de escadas

“Quando se pensa em um incêndio de larga escala, ter uma rota de fuga protegida é a primeira ideia que se pode ter, e é nesse contexto que a pressurização de escadas se encaixa.”

A pressurização é o sistema que vai impedir a fumaça de adentrar as saídas de emergência, para que todas as pessoas evacuem o edifício sem maiores transtornos.

Esse sistema precisa de energia independente para funcionar adequadamente, e é composto por painéis, filtros de ar, ventilador e venezianas. O ar é “capturado” de um ambiente externo e introduzido (insuflado) para o interior das escadas através de grelhas e dutos em todos os andares do edifício, a fim de manter o ambiente sob pressão positiva.

Com as escadas se mantendo pressurizadas e, consequentemente, sem fumaças adentrando as saídas de emergência, a retirada das pessoas do local pelo corpo de bombeiros será muito mais eficaz e segura.

Quando ocorre o incêndio, automaticamente o detector de fumaça será ativado, o que iniciará a pressurização das escadas.

Bem prático, certo?

Sistema de chuveiros automáticos (sprinkles)

Esse sistema é um dos mais populares e efetivos. E não é para menos, os sprinkles possuem uma grande efetividade, e é um sistema fixo de combate a incêndio que se encaixa em vários tipos de edifícios.

Os chuveiros automáticos são instalados em vários pontos estratégicos, e são compostos por um grande suprimento d’água em uma rede hidráulica sob pressão. “Eles podem conter elementos termosensíveis, que vão se romper em contato com o calor do incêndio, acionando o sistema e jorrando água no local que está sob ataque do fogo.”

Esse é um sistema moderno, dinâmico, e altamente eficaz.

Sistema de hidrantes

Os hidrantes são recomendados nos casos em que os extintores manuais não são mais eficientes. É um sistema recomendado para combater o início de um incêndio, e se destina a distribuir e conduzir tomadas de água, com vazão e pressão em um edifício.

No caso de um sistema de hidrantes, a bomba centrífuga se faz necessária, já que auxilia ano transporte de fluídos (nesse caso, a água), principalmente quando a pressão dos hidrantes estiver abaixo do necessário.

Esse é mais um sistema conhecido, e muito eficaz a que se propõe, muito útil para a maioria das edificações.

Conclusão

“Quando o assunto é a eficiência de sistemas fixos de combate a incêndio, é necessário entender que é preciso abranger não só o início do foco de incêndio.” Um sistema completo abrange desde a saída de emergência, o manuseio do equipamento por equipe capacitada, a instalação e manutenção de equipamentos automáticos, a boa escolha de extintores de alta performance e específicos para o seu edifício, entre inúmeros equipamentos.

A Northec Engenharia conta com uma vasta equipe especializada em projetar, executar sistemas fixos de combate a incêndio. Quer conhecer nossos serviços? Entre contato conosco através do chat de atendimento e venha conhecer nossos serviços.

Outras Publicações

Estamos com vaga para Técnico de Refrigeração