VRF: O que é? Como funciona?

Ter um bom sistema de ar condicionado, para grandes espaços, é essencial para empresas, escolas, estabelecimentos comerciais, entre diversos outros locais de uso comum e que necessitam de uma temperatura agradável para que todas as pessoas que ali trabalham possam desenvolver suas atividades normalmente sem nenhum tipo de desconforto ligado a calor excessivo ou outros problemas com ventilação.

O VRF é um modelo de sistema de refrigeração para grandes espaços, distribuindo maquinário específico à refrigeração em diversos cômodos do ambiente, conhecido internacionalmente como “variable refrigerant flow”, que significa Vazão de Refrigerante Variável em tradução simples, levando no Brasil também a sigla VRV.

Iremos agora conhecer um pouco mais sobre o VRF, o que ele é de fato, como funciona, quais os benefícios de adota-lo como sistema de climatização da sua empresa, entre diversas outras informações essenciais acerca do assunto. Vamos lá!

O que é VRF (VRV)?

  O VRF é um sistema de ar condicionado do tipo multi split conhecido como vazão de refrigerante variável, que tem a capacidade de chegar até 64 máquinas interligadas a uma unidade externa, que transferem as propriedades técnicas do sistema de climatização de ar para as unidades internas, separadas individualmente em cada ambiente. Ele é um tipo de sistema de climatização considerado bastante versátil, flexível e moderno, possuindo a capacidade de expansão modular e ainda apresentando uma grande facilidade de adaptação em estruturas já existentes.

Por meio do VRF ou VRV, é possível climatizar o ambiente sem a necessidade de modificar demais o espaço, como acontecem nos demais casos em que torna necessária a instalação de equipamentos de climatização de grande porte e com muitas unidades espalhadas. Mesmo atendendo a vários pontos, ele pode ser facilmente adaptado e consegue o máximo de produtividade nos ambientes aplicados.

Como funciona?

  O sistema VRF funciona com uma combinação de tecnologia eletrônica com sistemas de controle microprocessados. Essa tecnologia trabalha de forma rápida e eficaz, controlando todas as unidades internas que são ligadas a ‘unidade única externa’ com o máximo de produtividade e rapidez. A instalação do sistema ocorre de forma bem simples e rápida, o que gera uma grande economia de tempo e esforços, além de não precisar de grandes investimentos em mão-de-obra, já que será um processo menos complexo. Vale ainda ressaltar que a arquitetura do espaço continua sendo mantida sem problema algum devido a alta capacidade de adaptação do sistema de climatização VRF.

Quais suas vantagens?

  As principais vantagens de adotar o sistema de climatização VRF/VRV para a sua empresa, estabelecimento comercial, escola ou espaço em geral, são que só o VRF:

  • Consegue realizar a operação de diversos equipamentos com o máximo de produtividade e de forma simultânea
  • Confere um menor consumo de energia
  • Garante o conforto térmico total
  • Conta com um sistema inteligente que detecta falhas e anormalidades no funcionamento.
  • Traz a possibilidade de acesso remoto do técnico por meio de automação
  • A instalação tem a chance de ser feita sem o uso de dutos
  • Confere a possibilidade de instalação de até 63 unidades internas
  • Traz economia de espaço com apenas uma unidade externa
  • Atende longas distâncias com até mil metros de tubulação
  • Controla devidamente a temperatura nos ambientes de forma individual em cada unidade interna

Evaporadoras e condensadoras Inverter (HITACHI)

  As condensadoras e evaporadoras Inverter são peças que fazem parte do sistema de climatização VRF/VRV e precisam estar em perfeito estado de conservação, com a limpeza e manutenção adequada de qualidade, a fim de que a climatização dos ambientes funcione com o máximo de produtividade possível.

Enquanto a evaporadora difunde o ar, de acordo com a temperatura programada, na área interna do ambiente, a condensadora, que se localiza do lado de fora, é responsável por trocar calor com o ambiente externo, transformando o fluido gasoso para o estado líquido, dando continuidade ao ciclo de refrigeração, sendo assim peças essenciais para o sistema de climatização VRF/VRV.

Confira as melhores condições de produtos e serviços para  sistema VRF, condensadoras e evaporadoras com HITACHI, autoridade e sinônimo de alta qualidade no ramo de equipamentos de Ar Condicionado.

Outras Publicações