Evaporadoras: O que são e como funcionam?

Em um ambiente fechado, como uma fábrica, por exemplo, garantir a climatização adequada é muito importante não apenas para a integridade do maquinário ou dos itens fabricados, mas também de seus funcionários. 

Para os trabalhadores, estar em um local abafado ou muito frio pode causar não apenas um enorme desconforto como também impactar sua saúde, provocando afastamentos, bem como atrapalhar a produtividade da equipe. 

Por isso, para garantir que sua empresa forneça aos trabalhadores as condições ideias para que exerçam seu trabalho, é muito importante que a temperatura ambiente esteja em um nível adequado. 

Aqui entra em cena a evaporadora, um equipamento de suma importância no ambiente empresarial, mas que poucas pessoas conhecem. Para mudar essa realidade, preparamos um texto completo, onde desmistificamos esse equipamento. 

O que são evaporadoras?

As evaporadoras são aparelhos que promovem a troca de calor em um determinado ambiente e tem como função principal climatizar o local onde é instalada. 

Composta por itens como uma válvula de expansão, trocador de calor, ventilador, filtro de ar, placa eletrônica de comando e um controle remoto, para que possa ser operada de qualquer ponto da instalação, a evaporadora se parece, visualmente, com um ar-condicionado convencional. 

Enquanto o ar condicionado convencional retira a umidade do ambiente e filtra o ar parcialmente, as evaporadoras podem complementar esta atividade. Sua funcionalidade pode se diferenciar na medida em que componentes incorporados a ela podem contribuir para o controle de umidade, através de umidificadores e resistências, e até realizar filtragens especiais, atendendo a diversos tipos de ambientes. As Evaporadoras, quando instaladas com sistemas de dutos, podem inclusive controlar a taxa de ar renovável no ambiente, bem como estabelecer pressões positivas ou negativas no local, de acordo com a necessidade do ambiente. 

Esse equipamento funciona em conjunto com a unidade condensadora, sendo comumente operacionalizada com o gás refrigerante (expansão direta), realizando o ciclo de refrigeração. Ou podem também ser alimentadas com água gelada (expansão indireta), fornecida pela Unidade Resfriadora de Líquido (Chiller) e bombas para a circulação da água gelada. 

Graças a essa ação, o fluido refrigerante ou a água, a baixa temperatura, são responsáveis por absorver o calor do ambiente, utilizando o motor ventilador responsável pela ventilação forçada através do trocador de calor ou serpentina.

Esse fluido sai da evaporadora, em estado gasoso (expansão direta), e retorna então à condensadora, para que o ciclo possa continuar e o ambiente seja continuamente climatizado. 

Quais são os tipos de evaporadoras?

Assim como os modelos de ar-condicionado, que são encontrados em diversos tipos, as evaporadoras são fabricadas em diferentes modelos, permitindo que sua empresa escolha aquela que melhor se adapta ao seu negócio. 

No mercado existem, por exemplo, as evaporadoras do tipo hi-wall. Com design moderno e acabamento futurista, elas se adaptam perfeitamente a ambientes com alto grau de acabamento, como salas de espera ou mesmo locais com decoração minimalista. 

Outro tipo de evaporadora bastante comum é a do tipo cassete 4/2/1 vias. Além do bom acabamento e de seu visual discreto, elas se adaptam perfeitamente a todos os ambientes, sobretudo os corporativos, combinando muitas vezes com a decoração do local. 

Além disso, as evaporadas em formato cassete são muito fáceis de operar, já que possuem bombas para drenagem e controle remoto sem fio, garantindo que sejam controladas de qualquer lugar e higienizadas de forma simples. 

Para quem quer climatizar ambientes de diferentes tamanhos, a evaporadora correta são as dutadas para baixa, média e alta pressão. Ideais para ambientes pequenos ou grandes, esses equipamentos possuem bombas para dreno e controle remoto sem fio, se adaptando facilmente aos locais onde são instaladas. 

Além destas evaporadoras, no mercado podem ser encontradas também as evaporadoras aparentes de piso e teto. Com boa demanda elas se encaixam perfeitamente em qualquer ambiente e estão disponíveis na versão com controle remoto sem fio. 

Para quais ambientes as evaporadoras são indicadas?

Graças à variedade de modelos e potências encontradas no mercado, as evaporadoras são indicadas para praticamente todos os ambientes. 

É possível instalar um equipamento desse tipo em ambientes industriais, como frigoríficos, onde a temperatura precisa ser monitorada constantemente para que os produtos vendidos não estraguem. 

As evaporadoras podem ser empregadas também no meio corporativo, contribuindo para a climatização de escritórios, salas de reunião ou mesmo ambientes coletivos. 

Além disso, utilizam atualmente gás ecológico, que polui menos o meio ambiente, contribuindo para que sua empresa preserve a natureza. 

Você precisa climatizar um ambiente? Fale conosco da Northec. E, se quiser saber mais sobre esses equipamentos, consulte nosso post onde explicamos tudo sobre o VRF e Chiller. 

Outras Publicações