O que é um Laudo Técnico?

Para garantir a qualidade de uma determinada construção e que todas as suas etapas respeitem as regras de segurança definidas por diferentes instâncias, é necessário o acompanhamento de profissionais especializados. 

Um deles é o engenheiro. Presente em todos os momentos da obra, esse profissional é o responsável por emitir um dos documentos mais importantes: o Laudo Técnico

Você sabe do que se trata? Conhece a importância desse documento? Caso desconheça, não se preocupe. Elaboramos um texto com tudo o que você precisa saber sobre o laudo técnico, e porque ele é fundamental em sua obra. 

O que é o laudo técnico na engenharia?

O laudo técnico é um documento emitido por um profissional especialista, capacitado e habilitado, como resultado da análise técnica de um fato, situação ou objeto. 

Nesse documento, é feita uma avaliação detalhada do empreendimento, apresentando o nível da construção; se o perito identificou algum problema; e, mesmo que simples, como resolver essas falhas e impedir que se agravem. 

Também é útil para inspeção de máquinas e equipamentos, sendo elaborado em conformidade com os padrões exigidos pelas normas de segurança do trabalho. 

Qual a importância do laudo técnico?

Um laudo técnico, na engenharia, não deve ser visto como mais um documento burocrático ou uma forma de arrancar dinheiro daqueles que estão investindo na construção de um empreendimento. 

Ele funciona como um “raio-x”, mostrando às pessoas leigas o verdadeiro estado de uma determinada edificação. Cada circunstância é descrita em detalhes, o que torna a sua elaboração muito trabalhosa, porém indispensável. 

Isso porque a riqueza de detalhes contida nas páginas do laudo permite que os responsáveis possam saber se a construção está dentro das normas de segurança, se tudo está evoluindo como o esperado ou se há algum problema estrutural, por menor que seja. 

Com um laudo técnico de engenharia é possível, também, identificar problemas que ainda não apareceram, empregando soluções para “cortar o mal pela raiz”, evitando a ocorrência de danos irreparáveis. 

Quais os benefícios de um laudo técnico em engenharia?

Por se tratar de uma inspeção, o laudo técnico tem como seu principal benefício a antecipação de incidentes e falhas, sejam elas leves ou bastante graves, preservando vidas e evitando gastos com processos trabalhistas. 

Outros benefícios são: 

  • Redução de custos de adequação: Com a antecipação de irregularidades, é possível planejar a adequação com os melhores custos de serviço; 
  • Redução de custos de manutenção: Uma avaliação bem realizada pode apresentar alternativas mais eficazes para determinada manutenção. 

Quando procurar um laudo técnico em engenharia?

O laudo técnico pode ser requisitado em diversos momentos. Embora seja mais comum solicitar esse documento durante e ao final de uma construção, ele também deverá ser elaborado para manutenções prediais. 

No caso de manutenções, o profissional deverá indicar um prazo para sua devida realização e conclusão.  

Quem precisa fazer um laudo técnico em engenharia?

Por se tratar de um documento com validade jurídica e que pode ser utilizado, inclusive, durante processos ou para a liberação do alvará de uma construção, o laudo técnico em engenharia precisa ser elaborado sob a responsabilidade de profissionais legalmente habilitados. 

Ou seja, deverá ser realizado por um engenheiro perito, com treinamento especializado e capaz de redigir, minuciosamente, todo o quadro que está visualizando em seu empreendimento ou maquinário.  Esse documento deverá ser acompanhado de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, emitida por este profissional especificadamente para o laudo emitido. 

Onde conseguir um laudo técnico?

Por se tratar de um documento tão importante, na hora de solicitar seu laudo técnico em engenharia, é importante buscar a ajuda de quem realmente entende desse mercado, e a Northec é uma das melhores alternativas. 

Com mais de 35 anos no mercado, a empresa possui um corpo técnico altamente treinado, capaz de fornecer avaliações das instalações prediais sob a ótica da concepção do projeto executivo, sem deixar qualquer dúvida. 

Precisa de um laudo técnico para sua obra? Fale conosco. Nossa equipe poderá lhe ajudar. 

Outras Publicações